Sempre quer perder peso?
- Sónia Correia

- 26 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
A relação que deve estabelecer com a comida para perder peso não é a de deixar de comer, mas sim a de comer de forma natural.
As pessoas reagem mal quando se coloca a hipótese de ficar sem comer, mesmo por curtos períodos de tempo. No entanto, a ingestão constante de alimentos nunca vai contribuir para um peso saudável, tornando-se muito prejudicial quando comemos os alimentos errados: baixos em nutrientes e ricos em açúcar e gordura.

Este tipo de alimentos origina o desencadear de mecanismos de compensação, criando o desejo de consumir alimentos calóricos de forma regular e em grandes quantidades.
Por outro lado, o corpo necessita de tempo entre as refeições para fazer a digestão e a respetiva eliminação dos resíduos que se formaram; só depois da digestão é que há desintoxicação e reparação.
Com o ambiente alimentar tóxico atual, muitas pessoas deixaram de perceber os sinais que o corpo emite para nos dizer quando devemos ingerir alimento e quando já estamos saciados.
Para controlar o peso, é importante comer por fome e não por vontade: a fome não exige alimentos específicos para a satisfazer, enquanto que a vontade de comer está associada a pensamentos e alimentos viciantes.
Como conseguir controlar a vontade de comer:
Coma só quando tem fome
Não faça lanches, a não ser que tenha fome
Não coma demais. Deve parar antes de se sentir cheio
Não coma muito ao jantar
Não coma depois do jantar
Deixe de usar ou reduza a cafeina, o sal, o álcool, os doces, os alimentos processados, os refrigerantes.
Controle a ansiedade
A educação do organismo para “esquecer” a comida tóxica e obter satisfação e toda a energia necessária dos alimentos saudáveis, naturais e nutritivos, requer uma fase de adaptação para que o plano de controlo alimentar de do peso resulte e não ocorram desistências.
Procure sempre a ajuda de um profissional de saúde.




Comentários