Cogumelos: um alimento de excelência
- Sónia Correia

- 6 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Os cogumelos são consumidos em todas as partes do globo e bastante apreciados
pelo seu sabor e texturas únicas, sendo ainda muito saudáveis por serem baixos em

calorias, carboidratos, sódio e gorduras; são ainda uma fonte de proteína de grande qualidade. Os cogumelos comestíveis são igualmente ricos em compostos bioativos: fitoquímicos, polissacáridos, fibra, selénio, vitaminas B e D e antioxidantes. A sua grande riqueza nutritiva, aliada às provas existentes das suas propriedades benéficas para a saúde, fazem dos cogumelos alimentos funcionais.
Embora a maioria considere os cogumelos vegetais, eles pertencem ao reino dos fungos. Existem mais de 2000 espécies na natureza e mais de 25 são consideradas alimentos funcionais para a espécie humana, sendo inclusivamente cultivados para comercialização em larga escala.
Cada vez há mais estudos que associam o consumo regular de cogumelos à redução do risco de desenvolver doenças crónicas, incluindo cancro. Muito do efeito protetor dos cogumelos deriva do seu conteúdo em antioxidantes muito importantes para na prevenção do cancro: a ergotioneina e a glutationa. Os B-glucanos são outros dos compostos bioativos dos cogumelos com importantes propriedades antitumorais e imunomoduladoras.




Comentários